Pular para o conteúdo principal

Os verdadeiros culpados pelo fracasso escolar: Governo e Família

Destaco dois grandes culpados pelo fracasso escolar: a família e o estado. A própria Legislação LDB deixa claro que a educação é um dever dos dois e não apenas do estado como muitos pensam.
A cada final de estágio que faço nas escolas públicas, percebo o quão complicado está à educação, o desinteresse dos alunos pela escola e pela ciência o que é muito preocupante. Chegamos numa época em que o modelo do sistema educacional proposto pelo estado, não funciona e não supre a necessidade da sociedade e só está ativo porque é fácil de ser manipulado. Conversei com diversos professores nas escolas em que estagiei e o pensamento parece ser generalizado: alunos problemáticos que não querem compromisso com a escola e que só passam de ano porque o sistema é facilmente manipulado. O sistema é que funciona de maneira errada e já que o estado não muda e a escola depende de recursos para mudá-lo, é mais fácil manipulá-lo e jogar o problema para frente.
A família, na maioria dos casos, não cumpre o seu papel e fica alienada as questões escolares, não participa, pensando que a educação dos filhos é problema da escola. A gestão escolar tem que ser participativa, envolver a comunidade, os pais, os alunos, os professores. É necessário que a família participe da discussão do currículo escolar, das avaliações e aprendizagem, da inclusão social e tantos outros temas, que não podem ser apenas impostos de forma sistematizada e padronizada, pois impactam na formação do sujeito e por isso devem ser planejados em função do grupo, da cultura de cada comunidade escolar.
O governo pinta um quadro irreal sobre a educação no Brasil. A verdade é que os alunos não suportam mais ir para escola. Vivemos em tempos de tecnologias incríveis, onde nunca em outro momento da história, houve tanto acesso a informação e a comunicação. É a era da internet, do notebook, do tablete, do Iphone, do Ipad, do facebook, do twiter, dos playstations e tantos outros, consideradas “ferramentas essenciais”, de entretenimento, e de acesso a informação e comunicação, e que fazem parte do nosso dia a dia. Não será desmotivador ao aluno deixar tudo isso em casa, para ir assistir uma aula no quadro negro? A escola pública brasileira, ainda não conseguiu acompanhar esta evolução. Os professores são preparados na academia e chegam motivados na escola pública, porém os recursos e infraestrutura da escola são obsoletos, não evoluíram e cabe ao professor usar o que tem.
Muitos alunos desmotivados, entediados e frustrados, acabam provocando e declarando guerra ao professor, aquele que lhe impõe os limites dentro da escola. Isto ocorre como forma de protesto e uma maneira de quebrar os protocolos. Poucos são os casos em que estes alunos mudam suas atitudes, sem a intervenção da família. Nestes casos em que a família não auxilia a escola e o aluno permanece em afronta ao professor, cabe ao profissional apenas duas alternativas: ou absorve e leva o sistema de forma manipulada, para garantir o sustento e o plano de carreira (mesmo que isto lhe custe graves problemas de saúde física e mental), ou abandona a escola e vai trabalhar de outra forma, sentindo-se assim um fracassado.  

Não basta o governo pagar bem aos professores e deixar a escola com uma gestão imposta e longe de ser democrática. Não basta a família enviar seu filho a escola e não participar assiduamente do processo de educação dos filhos e da gestão da escola. Se família e governo não se unirem em prol de uma educação de qualidade, o que teremos é uma série de problemas na sociedade. Como disse Pitágoras, é necessário educar as crianças para não ter que punir os adultos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DE PILARES A FLEXOCOMPRESSÃO NORMAL - GRATUITA

ATENÇÃO!!!! ADQUIRA POR UM PREÇO ESPECIAL, A PLANILHA COMPLETA PARA PILARES DE CANTO, EXTREMIDADE E INTERMEDIÁRIOS: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- NOVA PLANILHA GRATUITA PARA DIMENSIONAMENTO DE PILARES A FLEXOCOMPRESSÃO NORMAL. Disponibilizamos gratuitamente a nova versão da planilha de dimensionamento de Pilares Intermediários (aqueles sujeitos a Flexocompressão Normal). A versão gratuita  não calcula a excentricidade . A taxa mecânica da armadura (ω) é calcula automaticamente, em função do esforço normal relativo (ν) e momento relativo (μ), conforme tabelas de cálculo, disponíveis para download.  A planilha efetua e interpolação aritmética. Apesar dos diversos testes e cálculos realizados com a planilha, é possível a existência de bugs e erros. Não nos responsabilizamos pelos resultados, e pelo mau uso da mesma. Assista o vídeo exemplo de preenchimento: DOWNLOAD DA PLANILHA (202 KB - XLSX) ADQUIRA POR U

Dimensionamento de Pilares Submetidos a Flexo Compressão Normal

Segue link para Download, de uma Planilha que criei, de Dimensionamento de Pilares Submetidos a Flexo Compressão Normal. Obs.: é necessário informar a taxa mecânica da armadura (ω), em função do esforço normal relativo (ν) e momento relativo (μ), conforme tabelas de cálculo (não disponibilizamos as tabelas na planilha - disponível no livro de Concreto Armado de Anderson Moreira da Rocha). Basta entrar com os dados da tabela e a planilha efetua e interpolação aritmética. Não nos responsabilizamos pelo mau uso da planilha. Download: Clique Aqui (desativamos o download da antiga planilha) ATENÇÃO NOVA PLANILHA!!! ==> CLIQUE AQUI Alex Cavalheiro da Silva alexcavalheiro.projetos@gmail.com

Serviços Úteis e Gratuitos Disponíveis na Internet.

Serviços úteis e gratuitos disponíveis na Internet: 1. Torpedo SMS Gratuito: Fácil e rápido de usar. Envie torpedos gratuitos para qualquer celular do Brasil. Torpedo Grátis 2. Consulta Número  Descubra qual a operadora do número de celular. Consulta Número 3. Baixar Vídeos do You Tube. Acesse o site abaixo e cole a URL (endereço) do vídeo do YouTube, que deseja baixar. Clique em Download. Após o site encontrar, disponibilizará informações do vídeo e um link padrão para download a direita (tipo: mp4 360). Você pode escolher outras configurações para salvar o seu vídeo. Save From Pra facilitar também é possível inserir as letras SS diretamente na URL do vídeo, antes do Y de Youtube. Ex.: http:// SS youtube.com/watch?v=I6Nj3qEWcd, Neste caso abrirá automaticamente a página do Save From. Detalhe importante: no caso de algum vídeo resultar em uma mensagem dizendo que a URL não existe, e você tem certeza que a URL está correta, ou seja, digitada corretamente, faça o segui